Quantcast
Channel: Blog - Meus Momentos
Viewing all 312 articles
Browse latest View live

Viagem de fotógrafo por 103 países em menos de 3 anos é exposta em NY

$
0
0

Artista embarcou em jornada pelo mundo para clicar pessoas que vivem em harmonia com natureza.

Homens de uma tribo no Níger usam maquiagem para atrair a atenção das mulheres (Foto: Uruma Takezawa/BBC)
Uma nova exposição de Uruma Takezawa, uma das estrelas em ascensão da fotografia japonesa, será aberta em Nova York.
Chamada de "Terra", a mostra traz cerca de 40 fotografias tiradas em 103 países durante um período de mais de 1.021 dias. Veja a galeria neste link.
O objetivo do fotógrafo foi documentar "as pessoas e comunidades de áreas remotas do mundo que vivem da terra em harmonia com o mundo natural".
A exposição será aberta na galeria Foto-Care, em Nova York, no dia 21 de abril e pode ser visitada até 5 de maio. O trabalho dele também está no site www.uruma-photo.com.
  •  
Takezawa viajou para África, Caribe, América Central, Oriente Médio, América do Norte e do Sul. No Pantanal brasileiro, ele encontrou estes peões conduzindo gado em uma planície (Foto: Uruma Takezawa)Takezawa viajou para África, Caribe, América Central, Oriente Médio, América do Norte e do Sul. No Pantanal brasileiro, ele encontrou estes peões conduzindo gado em uma planície (Foto: Uruma Takezawa)
A foto foi tirada em um mercado em um pequeno vilarejo em Dogon Country, no Mali, onde as pessoas se reúnem com comunidades vizinhas para vender e trocar mercadorias (Foto: Uruma Takezawa/BBC)A foto foi tirada em um mercado em um pequeno vilarejo em Dogon Country, no Mali, onde as pessoas se reúnem com comunidades vizinhas para vender e trocar mercadorias (Foto: Uruma Takezawa/BBC)

Sala de aula em orfanato no condado de Kakuto, Uganda (Foto: Uruma Takezawa)Sala de aula em orfanato no condado de Kakuto, Uganda (Foto: Uruma Takezawa)
  •  
A exposição, 'Terra', tem cerca de 40 fotografias, incluindo esta imagem de Lalung Gal Gompa, região no Tibete, e é parte do festival 'Sashin: Photography From Japan' (Foto: Uruma Takezawa)A exposição, 'Terra', tem cerca de 40 fotografias, incluindo esta imagem de Lalung Gal Gompa, região no Tibete, e é parte do festival 'Sashin: Photography From Japan' (Foto: Uruma Takezawa)
Mulher dançando em Havana, Cuba (Foto: Uruma Takezawa)Mulher dançando em Havana, Cuba (Foto: Uruma Takezawa)
Retrato de menino em Arbore, Etiópia (Foto: Uruma Takezawa)Retrato de menino em Arbore, Etiópia (Foto: Uruma Takezawa)

Mulher nocauteia homem em menos de um minuto em luta de MMA no Brasil; veja

$
0
0
O evento Evolution SF Fight, que aconteceu em 28 de março, em São Francisco de Paula (RS), contou com uma situação incomum. A lutadora Larissa Schroeder faria sua estreia no MMA amador, mas sua rival acabou desistindo da luta em cima da hora. Foi então que o técnico da atleta, Cristiano Benedetto, sugeriu então que ela subisse no cage contra um homem, para ao menos pegar experiência.
O escolhido foi Fernando Lemos, um companheiro de treinos de Larissa. Em entrevista ao site “MMA Fighting”, as versões do técnico e da lutadora são um pouco distintas. Para ele, foi como um treino.
"Eu perguntei a ela se ela gostaria de enfrentar Fernando Lemos, que é parceiro de treinos dela, para que ela sentisse como é lutar numa jaula. Eles são parceiros de treinos e costumam fazer sparring juntos. Não foi nada demais. Foi o que eles fazem todo dia na academia. Quase uma demonstração”, disse o treinador.
Já Larissa não encarou a experiência como um simples treino de sparring. "Foi desafiador, mas gosto de desafios. Isso te faz crescer. Não vi nenhum problema de lutar com um homem. Eu treino só com homens, basicamente. Nunca achei que viraria um grande tópico de discussão. Na academia é normal", concluiu.

Brasil cumpre apenas 2 de 6 metas de educação fixadas pela Unesco

$
0
0
<p>Únicos objetivos cumpridos pelo País foram o alcance da educação primária universal e a paridade e a igualdade de gênero nas escolas.</p>
Na mesma semana em que a "Pátria Educadora" ganhou um novo ministro da Educação - o quarto a comandar o MEC nos últimos cinco meses -, um relatório a ser divulgado pela Unesco nesta quinta-feira, 9, aponta que o Brasil avançou na área nos últimos quinze anos, mas só cumpriu duas de seis metas fixadas em 2000 no "Marco de Ação de Dakar, Educação Para Todos (EPT): Cumprindo nossos Compromissos Coletivos". Na época, o EPT lançou uma agenda ambiciosa com seis objetivos educacionais para serem alcançados por 164 países até 2015.
Os únicos objetivos cumpridos pelo Brasil foram o alcance da educação primária universal (primeiro ciclo do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano), principalmente para meninas, minorias étnicas e crianças marginalizadas; e o alcance da paridade e a igualdade de gênero - ou seja, a mesma proporção de homens e mulheres nas escolas.
"O que a gente tem de tirar de reflexão é que a educação não é uma coisa imediata, exige uma visão de longo prazo, deve ser política de Estado e transcender qualquer governo", avalia a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero.
"O Brasil é um país complexo, mas estou otimista e acho que o País tem condições de avançar muito em educação."
Sucesso. Governo conseguiu universalizar educação no ensino fundamental (1º ao 5 º ano)  BETO OLIVEIRA /ESTADAO
Empenho
Intitulado "Relatório de Monitoramento Global de EPT", o documento destaca que, no Brasil, grandes diferenças em oportunidades educacionais estão associadas às disparidades entre meio rural e urbano e à "desigualdade de empenho e investimento do governo no setor". 
Embora elogie programas como o Bolsa Família, o documento sustenta que a iniciativa não cobre totalmente os extremamente pobres e, portanto, não "enfrenta os desafios" dessas pessoas.
Entre os objetivos não cumpridos pelo Brasil estão a expansão da educação infantil e os cuidados na primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis - segundo o parâmetro adotado pela Unesco, o critério de educação infantil e cuidados na primeira infância no Brasil abrangem a educação de 0 a 5 anos, ou seja, creche e pré-escola. 
"No caso do Brasil, até o ano de 2012, segundo últimas informações obtidas pela Unesco, não conseguimos alcançar os 80% da taxa de matrícula na educação infantil", diz Rebeca, referindo-se ao indicador da pré-escola (4 a 5 anos).
Já a conclusão dos estudos no ensino médio é outro um grande desafio. "O aluno entra no ensino médio, mas não sai dele. Além disso, precisamos dar mais chances aos mais pobres ingressarem nessa etapa de ensino", afirma Rebeca. 
De acordo com o relatório, no Brasil, onde a "repetição tem sido considerada um desafio central para educação, reduções na porcentagem de repetência são ao menos parcialmente um resultado de reformas abrangentes para aperfeiçoar o acesso à educação na primeira infância".
Analfabetismo
O documento ainda aponta que o Brasil não conseguiu alcançar uma redução de 50% nos níveis de analfabetismo de adultos até 2015 - um compromisso que foi alcançado apenas por 25% dos 73 países que ofereceram dados sobre alfabetização de adultos. 
Na América Latina, apenas Peru, Suriname e Bolívia deverão alcançar esse objetivo de redução do analfabetismo, enquanto Colômbia e Nicarágua estão longe da meta. Na região, 33 milhões de adultos não têm habilidades mínimas em escrita e leitura.
Apesar de avanços, o objetivo de melhorar a qualidade de educação e garantir resultados mensuráveis de aprendizagem para todos também não foi alcançado pelo Brasil. 
"O grande desafio para o Brasil nesse aspecto é a qualificação dos professores. Melhorar infraestrutura, ter escolas seguras. Hoje a gente vê armas e drogas entrando nas nossas escolas, é importante fazermos um esforço pra tornarmos escolas boas, equipadas e seguras", observa Rebeca.

Homem abre fogo dentro de tribunal em Milão e mata dois, incluindo juiz

$
0
0
O ministro do Interior italiano, Angelino Alfano, disse em sua conta no Twitter que a polícia havia prendido o autor dos disparos.
Um homem abriu fogo dentro de um tribunal no centro de Milão nesta quinta-feira, matando pelo menos duas pessoas, incluindo o juiz, disseram os serviços de emergência e uma autoridades da corte.
O ministro do Interior italiano, Angelino Alfano, disse em sua conta no Twitter que a polícia havia prendido o autor dos disparos.
"Agora ele está detido em uma unidade da polícia militar Carabinieri", disse Alfano
De acordo com a polícia, o homem estava em julgamento por falência. Ao menos uma outra pessoa ficou ferida no ataque, disse a polícia.
O presidente do tribunal de apelações, Giovanni Canzio, disse que um juiz que cuidava de casos de falência está entre os mortos.
Não ficou claro de imediato como o homem que efetuou os disparos conseguiu entrar com uma arma no tribunal, passando por detectores de metal.

Barata e alucinógena, nova droga 'flakka' preocupa autoridades nos EUA

$
0
0
A flakka é uma versão mais viciante e poderosa de drogas já conhecidas pelas autoridades
Policiais de uma delegacia no Estado americano da Flórida perceberam que alguma coisa estava muito errada quando um homem tentou derrubar a porta de vidro na entrada do prédio, dizendo estar fugindo de furacões.
Naquela mesma semana, em outros pontos do Estado, situações semelhantes ocorreram: numa delas, um homem acabou empalado por uma grade enquanto tentava escapar de assassinos.
Todos imaginários, assim como os furacões. Os dois homens tinham consumido flakka, o nome dado a uma série de drogas sintéticas alucinógenas que está se popularizando nas ruas do Estado.
Ela é uma versão sintética da catinona, um estimulante similar à anfetamina, que causa excitação e euforia.
flakka pode ser injetada, inalada, ingerida ou fumada. Alguns usuários a combinam com outras drogas, como a maconha, ou produtos farmacêuticos.
"Trata-se de um poderoso estimulante que se vende nas ruas por apenas US$ 5 a dose", explica James Hall, pesquisador da Universidade de Nova Southeastern, na Flórida.
E uma pequena dose já causa alterações nos batimentos cardíacos e mudanças comportamentais como agressividade e psicose. Em alguns casos, a droga pode até matar. De acordo com o DEA, a agência antidrogas americana, 132 pessoas morreram em 2013 no Estado em casos relacionados ao consumo de flakka.
Em 31 deles, a droga foi considerada a causa direta da morte.

Delírios

Histórias de alucinações como as descritas anteriormente são cada vez mais frequentes, de acordo com as autoridades americanas. Há preocupação especial com os efeitos do consumo da flakka no corpo do usuário.
"O corpo entra em estado de hipertermia, e alcança temperaturas extremas de mais de 40 graus. O indivíduo fica psicótico e na maioria das vezes rasga as roupas. Corre por toda parte e atua violentamente por causa das alucinações", explica Hall.
"Essas pessoas desenvolvem grande força por causa da adrenalina, e precisam ser controladas por quatro ou cinco policiais. Uma vez controlados há grande risco de morte, e por isso precisam de atenção médica imediata".
Hall alerta que outro grande risco é a falta de informações sobre a droga, sobre sua dosagem ou mesmo sua combinação com outras drogas, como o MDMA, também conhecido como ecstasy.
"É muito perigoso. Estamos falando de uma droga de doses muito específicas e muitas vezes nem o vendedor nem o consumidor sabem o quanto estão consumindo. Às vezes aflakka é vendida como se fosse MDMA".
Também preocupa o fato de a flakka ser um tipo de estimulante mais poderoso e viciante que outras drogas.
"O vício é ótimo para o negócio (do tráfico). E a flakka é de uso compulsivo", explica Hall.
E apesar de haver diversas estatísticas sobre a presença da flakka na Flórida, o especialista acredita que sua difusão geográfica é muito mais ampla.
Segundo ele, autoridades europeias recentemente confiscaram um carregamento de mais de uma tonelada da droga.

Pessoas baixas têm maior risco de sofrer doença arterial coronariana, diz estudo

$
0
0

A cada 6,35 centímetros a menos na altura, o risco de desenvolver essa condição, principal causa de morte prematura no mundo, aumenta 13,5%

Altura pode estar relacionada a menor longevidade em algumas populações
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra, concluiu que, quanto menor a altura de uma pessoa, maior o risco de ela desenvolver doença arterial coronariana. Os dados foram publicados nesta quarta-feira, na versão online do periódico New England Journal of Medicine.
De acordo com os cientistas, a cada 6,35 centímetros a menos na altura, o risco de desenvolver doença cardíaca coronariana aumenta 13,5%. Por exemplo, uma pessoa com 1,52 metro tem 32% mais probabilidade de sofrer a doença, comparada a um indivíduo com 1,67 metro de altura.

A doença arterial coronariana é a causa mais comum de morte prematura em todo o mundo. Essa condição é causada pela deposição de placas de gordura nas artérias que levam o sangue ao coração. A obstrução total da artéria pode causar um ataque cardíaco.
"Há mais de 60 anos sabemos que há uma relação inversa entre a altura e o risco de doença cardíaca coronária, porém ainda não estava claro se essa relação era devida a fatores secundários, como baixa condição socioeconômica e má nutrição na infância ou se havia uma relação primária entre essas condições", explica Nilesh Samani, líder da pesquisa.
Para demonstrar que há de fato uma associação direta entre altura e risco de doença arterial coronariana, os pesquisadores se basearam em uma abordagem genética, que analisou 180 genes (que afetam a altura), de cerca de 200 000 pessoas, com ou sem a enfermidade. Os resultados mostraram que independentemente de outros fatores como nutrição, condição socioeconômica, colesterol, pressão arterial e diabetes, pessoas geneticamente mais baixas têm maior risco de desenvolver a doença.
"Sabemos que estilo de vida e hábitos como o tabagismo afetam o risco de desenvolver a doença. No entanto, nossos resultados reforçam que as causas desta condição são complexas e que fatores dos quais pouco sabemos (como a influência genética) têm um impacto significativo", afirma Samani. De acordo com os autores, o estudo pode ajudar a descobrir novas formas de prevenção e tratamento de doenças cardíacas e circulatórias.

Como prevenir um infarto

$
0
0

Controlar os níveis de colesterol

Controlar os níveis de colesterol
Um dos principais fatores para evitar acúmulo de gordura na parede das artérias (a chamada aterosclerose) é controlar os níveis de colesterol. Enquanto o colesterol ruim (LDL) deposita gordura na parede das artérias, o colesterol bom (HDL) leva o excesso de gordura para o fígado, de onde ele será eliminado pelo intestino.

Taxas saudáveis de LDL e HDL evitam a formação de placas de gordura, que causam coágulos. “A aterosclerose diminui o calibre do vaso e pode levar até à obstrução do fluxo sanguíneo. Ou ela pode criar uma fissura que exponha o núcleo da placa de gordura. Essa parte, ao entrar em contato com o sangue, origina o coágulo”, explica o cardiologista Cesar Jardim, responsável pelo Clinic Check up do Hcor Diagnóstico, em São Paulo.

Praticar atividade física

Praticar atividade física
De acordo com o cardiologista José Renato, do Hospital Samaritano de São Paulo, a atividade física é uma das medidas isoladas mais benéficas para a prevenção do infarto. Hormônios liberados pelo organismo depois do exercício, como a endorfina, relaxam a parede das artérias. A pressão arterial cai, a taxa de glicose diminui e o índice do colesterol bom, que elimina o excesso do colesterol ruim no organismo, se eleva. A recomendação é praticar 30 minutos de atividade física como corrida, caminhada e natação no mínimo três vezes por semana.

Não fumar

Não fumar
Substâncias presentes no cigarro, como a nicotina, facilitam a coagulação sanguínea e fazem as placas de gordura se lesionarem com mais facilidade. “O cigarro funciona como uma gasolina para a aterosclerose se formar e se romper”, explica o cardiologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, em São Paulo, Marcelo José de Carvalho Cantarelli, coordenador da campanha Coração Alerta da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Controlar o diabetes

Controlar o diabetes
Altas taxas de açúcar no sangue facilitam a formação das placas de gordura na artéria que, por sua vez, podem ocasionar um coágulo. Isso acontece porque o diabetes enrijece a parede interna do vaso (endotélio), ao alterar seu metabolismo. “Além disso, a síndrome desregula o nível de colesterol no sangue, outro fator que favorece a formação de coágulos e a ocorrência do infarto”, explica Marcelo José de Carvalho Cantarelli.

Evitar o stress

Evitar o stress
Quando o organismo está submetido ao stress contínuo, libera uma grande quantidade de noradrenalina, um neurotransmissor que contrai os vasos e favorece a coagulação. “O stress crônico aumenta os níveis de pressão arterial e de glicemia, por exemplo, fatores que elevam o risco de infarto”, afirma cardiologista José Renato, do Hospital Samaritano de São Paulo.

Controlar a hipertensão

Controlar a hipertensão
A hipertensão pode causar lesões nas paredes internas das artérias e torná-las menos elásticas e mais predispostas ao endurecimento. “Esse processo aumenta o risco de infarto por facilitar o depósito de gordura no vaso e, consequentemente, o desenvolvimento da aterosclerose”, diz Cesar Jardim.

Manter o peso ideal

Manter o peso ideal
A obesidade pode levar ao desenvolvimento de hipertensão e diabetes, fatores de risco para o infarto. Por isso, é preciso monitorar a balança. O cálculo do índice de massa corpórea (IMC), medida que relaciona altura, peso e taxa de gordura, ajuda a determinar se o indivíduo está com o peso ideal.

Tomar cuidado ao associar anticoncepcionais e tabagismo

Tomar cuidado ao associar anticoncepcionais e tabagismo
O infarto costuma ser associado ao sexo masculino. A incidência do problema, no entanto, é cada vez maior entre o feminino. Há 30 anos, havia dez homens infartados para cada mulher. Hoje, essa relação é de três homens para cada mulher. Uma das razões é a combinação entre anticoncepcional e tabagismo. O medicamento facilita a coagulação sanguínea, assim como o cigarro. “Os dois fatores somados aumentam o risco de infarto também em mulheres jovens”, diz Marcelo José de Carvalho Cantarelli.


Nasa: até 2025 encontraremos vida fora da Terra

$
0
0

Cientista chefe da agência afirma que em mais dez anos haverá indicações sólidas de vida alienígena e, daqui vinte a trinta anos, evidências definitivas

Imagem detalhada da lua Europa, do planeta Júpiter
Encontrar vida fora da Terra é apenas questão de tempo. Até 2025, teremos indicações sólidas de vida alienígena e, até 2045, provas definitivas de sua existência. A afirmação foi feita na terça-feira pela cientista chefe da Nasa Ellen Stofan, em um painel de debate de pesquisadores da agência sobre a existência das chamadas zonas habitáveis, isto é, planetas, luas e asteroides contendo água líquida fora da Terra - condição indispensável para a vida.
"Nós sabemos onde buscar. Nós sabemos como buscar. Na maioria das vezes, nós temos tecnologia e estamos na direção de implantá-la. Então, eu acho que estamos no caminho [de encontrar vida alienígena]", afirmou Ellen. Outro participante do painel, Jeffrey Newmark, concordou: "Definitivamente, não é uma questão de se, mas de quando".
Ao se referirem a ETs, os cientistas da agência pensam em formas de vida primitivas, não em seres que viajam em naves espaciais. "Não estamos falando de homenzinhos verdes, mas de pequenos micróbios", afirmou Ellen Stofan.
Descobertas recentes - Nos últimos anos, descobertas animaram os cientistas na busca de vida fora da Terra. Em março, pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, anunciaram que a lua Enceladus, de Saturno, tem um oceano de água quente. Em janeiro, três novos planetas situados fora do Sistema Solar foram descobertos a partir de dados obtidos pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa. Um deles está a uma distância de sua estrela que permitiria a existência de água líquida em sua superfície.
Em novembro, a Nasa divulgou imagens detalhadas de Europa, uma das luas de Júpiter. Um pouco menor do que a Lua da Terra, o satélite é considerado por muitos pesquisadores como a principal aposta para abrigar vida fora da Terra, devido ao extenso oceano que se encontra abaixo da superfície congelada deste corpo celeste. A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) tem planejada para 2022 uma missão para explorar Júpiter e três de suas maiores luas, entre elas Europa.

Os principais candidatos a Terra 2.0


Kepler-438b e Kepler-442b

Kepler-438b e Kepler-442b
Candidatos a explonetas mais parecidos com a Terra já descobertos, eles orbitam estrelas anãs vermelhas, menores e mais frias do que o Sol. Enquanto a órbita do primeiro é de 35 dias, o Kepler-442b completa uma órbita em sua estrela a cada 112 dias. Com diâmetro apenas 12% maior do que o do planeta azul, o Kepler-4386 tem 70% de chance de ser rochoso, afirmam os pesquisadores, enquanto o outro, cerca de 30% maior do que a Terra, tem 60%.

Kepler-186f

Kepler-186f
A 500 anos-luz da nossa galáxia (cada ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros) e orbitando a zona habitável de uma estrela anã, esse é o único planeta a ter o mesmo tamanho da Terra. Com isso, os cientistas estimam que ele seja composto de rochas, ferro, água e gelo e tenha uma atmosfera parecida com a do mundo onde vivemos. Além disso, ele tem um movimento de rotação semelhante ao nosso, o que garante uma temperatura bem distribuída em todas as suas faces. Essa soma de características indica que ele pode ter água na forma líquida, um dos fatores fundamentais para a existência de vida sobre sua crosta.

Kepler-62e

Kepler-62e
Descoberto em abril de 2013, está na zona habitável da estrela Kepler 62, um pouco menor e mais fria que o Sol. Estar na zona habitável significa a presença provável de água. Ele fica a 1.200 anos-luz da Terra e tem tamanho 60% superior ao do nosso planeta. Sua órbita é de 122 dias e os cientistas estimam que ele pode ser rochoso, como Marte, ou formado de oceanos.

Kepler-22b

Kepler-22b
Localizado a 600 anos-luz da Terra, tem 2,4 vezes o raio do nosso planeta e está bem no meio da zona habitável de uma estrela muito parecida com o Sol. Foi encontrado em 2011 e demora 290 dias para dar a volta ao redor de sua estrela, o que faz com que, possivelmente, tenha as mesmas condições do nosso mundo.

Tau Ceti e

Tau Ceti e
Trata-se do planeta na zona habitável da estrela Tau Ceti, que fica na constelação da Baleia, a 12 anos-luz do nosso Sol, e é muito semelhante a ele. Tem cerca de cinco vezes a massa da Terra e os cientistas ainda não sabem se sua composição é rochosa ou gasosa, como os planetas gigantes.

Os cinco maiores erros dos currículos

$
0
0

Especialistas contam como evitar os principais deslizes cometidos na hora de elaborar o documento

Mulheres atraentes podem ter currículo barrado por recrutadoras. Homens atraentes, por outro lado, são mais chamados
Salvo raras exceções, o currículo é o primeiro contato entre o profissional e a empresa em um processo seletivo e, em se tratando de erros, vale o ditado popular: a primeira impressão é a que fica. Especialistas na área de recrutamento garantem que um único deslize cometido na elaboração do documento pode derrubar um candidato antes mesmo da entrevista.
A apresentação visual é um dos escorregões a ser evitados. "Visual limpo e organizado, sem o uso de abreviações, é a melhor maneira de formatação", diz Larissa Meiglin, consultora de carreiras da Catho, site de empregos. "Evite também o uso de cores e diferentes tipos e tamanhos de fonte", completa.
É preciso redobrar a atenção também com o texto de introdução, inevitável quando o documento é enviado por e-mail. "Este é o momento em que o candidato deve ser sucinto ao explicar seu interesse na vaga. Jamais envie um currículo sem um texto de apresentação no corpo do e-mail", diz Larissa.
Além disso, muitos profissionais erram na hora de apresentar suas habilidades e competências. "Procure não exagerar nem esconder suas qualidades ou omitir suas habilidades. E não inclua informações mentirosas no currículo", diz Érica Isomura, especialista em recursos humanos na VAGAS.com.
VEJA.com ouviu especialistas sobre os principais erros cometidos durante a elaboração do currículo e como os candidatos podem evitá-los:

Os cinco maiores erros cometidos no currículo


Dados pessoais incompletos

Dados pessoais incompletos
Segundo Erica Isomura, especialista em recursos humanos na Vagas.com, é comum que candidatos incluam informações desnecessárias, como dados referentes a documentos pessoais, e se esqueçam de colocar um contato telefônico. Segundo a especialista, um campo de dados pessoais completo contém: nome completo do candidato, endereço (com CEP), pelo menos dois telefones para contato (se possuir um de recado deve colocar também), e-mail pessoal (o formato ideal seria nome.sobrenome@provedor.com), idade, nacionalidade e estado civil.

Mentir sobre o domínio do idioma

Mentir sobre o domínio do idioma
“Muitos profissionais acreditam que o idioma no currículo é um diferencial. Se a informação não corresponder ao conhecimento real do profissional, porém, ela pode ser um tiro no pé”, diz Larissa Meiglin, consultora de carreira da Catho. “As chances de a empresa conduzir um teste são grandes, por isso é fundamental ser honesto no currículo ao descrever o nível do idioma”, diz Erica Isomura, especialista em recursos humanos na Vagas.com.

Erros de digitação, ortografia e gramática

Erros de digitação, ortografia e gramática
Os erros podem acontecer por falta de atenção e por desconhecimento. Os mais comuns envolvem a troca do “ss” por “c”, “há” por “a” e “x” por “c. “Para evitar os deslizes, é importante revisar o documento. Leia em voz alta e peça a um amigo ou familiar para ler o currículo também”, diz Larissa Meiglin, da Catho.

Excesso de autoelogios

Excesso de autoelogios
A citação de adjetivos, como pró-ativo e simpático, por exemplo, não é recomendável. “Ao invés de impressionar os selecionadores, o profissional pode passar uma imagem de pessoa arrogante”, diz Larissa Meiglin, da Catho. A melhor maneira para enfatizar características pessoais positivas é inseri-las em conquistas relevantes. “Se o profissional conseguiu reduzir custos significativos na empresa, por exemplo, ele pode mencionar o resultado e finalizar a frase com algo como ‘denotando forte habilidade para o alcance de resultados’”, diz Larissa.

Currículo extenso

Currículo extenso
O ideal é que cada parágrafo do currículo contenha até quatro linhas - o que passa a impressão de organização e capacidade de síntese de ideias - e todo o currículo não ultrapasse duas páginas. “Não há necessidade de incluir todas as experiências profissionais, coloque apenas as mais relevantes, de preferência as três últimas”, diz Erica Isomura, do site Vagas.com

Obama pede fim de 'cura gay' após petição motivada por suicídio de jovem transgênero

$
0
0
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou publicamente terapias psiquiátricas criadas para "curar" jovens gays, lésbicas e transgêneros.
Getty
A declaração de Obama foi uma resposta a uma petição on-line que pede a proibição destas chamadas terapias de conversão. Em apenas três meses o abaixo-assinado conseguiu 120 mil assinaturas.
A mobilização foi inspirada pelo caso de Leelah Alcorn, uma adolescente transgênero de 17 anos que cometeu suicídio em dezembro.
Em uma carta postada no Tumblr, Alcorn, nascido homem, afirmou que se matou depois de anos de dificuldades com os pais, cristãos rigorosos que se recusavam a aceitar a identidade que ela acreditava ter, feminina.
"A única forma de descansar em paz é se, um dia, pessoas transgênero não forem tratadas como eu fui... Minha morte precisa significar algo. Consertem a sociedade. Por favor", escreveu a jovem.
Em resposta à petição, Valerie Jarrett, assessora de Obama, escreveu: "Compartilhamos nossa preocupação a respeito dos efeitos potencialmente devastadores nas vidas de jovens transgêneros e também de gays, lésbicas, bissexuais e homossexuais".
"Como parte da dedicação à proteção da juventude dos Estados Unidos, este governo apoia os esforços para proibir o uso da terapia de conversão para menores", acrescentou.

'Peso da Casa Branca'

Foto: Cortesia de Abigail Jones
'A única forma de descansar em paz é se, um dia, pessoas transgênero não forem tratadas como eu fui...', escreveu Leelah Alcorn antes de cometer suicídio (Foto: Cortesia de Abigail Jones)
Com a declaração, a Casa Branca não está pedindo de forma explícita que o Congresso americano aprove uma legislação proibindo estas terapias em todo o país. Mas Mara Keisling, diretora-executiva do Centro Nacional para a Igualdade de Transgêneros, elogiou o comunicado.
"Ter o presidente Obama e o peso da Casa Branca por trás dos esforços para proibir a terapia de conversão é crucial na luta pelos jovens transgêneros e LGBT", afirmou.
A terapia de conversão conta com forte apoio de grupos conservadores e religiosos nos Estados Unidos. Aconselhamento e orações são usados frequentemente nestas terapias para ajudar cristãos a lidarem com seus desejos, quando eles procuram este tipo de tratamento.
David Pickup, terapeuta especializado em terapia de conversão, que trabalha nos Estados da Califórnia e Texas, disseao jornal New York Times que menores não deveriam ser forçados à terapia mas que o desejo homossexual muitas vezes está ligado a algum sério trauma emocional ou abuso sexual.
"Acreditamos que a mudança ainda é possível", disse ele. "As pessoas vão à terapia pois elas podem mudar, porque realmente funciona. Ajudamos as pessoas a se tornarem, realmente, elas mesmas".
Mas, grupos de ativistas que defendem os direitos de homossexuais e LGBT e também grupos de profissionais de saúde afirmam que estas terapias de conversão podem aumentar o risco de depressão ou suicídio.
Os Estados da Califórnia e Nova Jersey já proibiram esta prática. Estados mais conservadores, entretanto, como Oklahoma, analisam legislações para proteger essas terapias de possíveis vetos ou proibições federais.
Fonte: BBC

Até onde vai nossa capacidade de memória?

$
0
0
Ao contrário de smartphones, tablets e pen drives, o cérebro humano parece ter uma capacidade infinita. Ainda assim, muitos de nós temos dificuldade de decorarmos um simples nome, aniversário ou número de telefone.
Neurocientistas há tempos vêm tentando medir o quanto cabe na memória humana, mas a tarefa se torna quase impossível quando sabemos de casos de pessoas extremamente dedicadas realizam feitos incríveis com seus cérebros.
Um deles é o chinês Chao Lu, que em 2005, quando era um estudante universitário de 24 anos, recitou corretamente os 67.980 dígitos do número Pi (π), durante um período de 24 horas, sem intervalos.
Outros gênios realizaram façanhas até mais incríveis, lembrando-se até dos complexos detalhes de uma imagem, por exemplo.
Em casos raríssimos, uma lesão pode também ocasionar a chamada síndrome da sabedoria adquirida. Foi o que aconteceu com o americano Orlando Serrel, que, aos 10 anos, foi atingido por uma bola de beisebol no lado esquerdo da cabeça. De uma hora para outra, ele começou a mostrar ser capaz de se lembrar de inúmeras placas de registro de veículos ou ainda fazer cálculos sobre datas de décadas anteriores.
Mas o que faz a massa cinzenta dessas pessoas superar a memória do indivíduo comum? E o que esses supertalentos podem nos ensinar sobre a verdadeira capacidade do cérebro humano?
Bytes cerebrais
Para pesquisadores, cérebro pode ter uma capacidade de quadrilhões de bytes
Nossa capacidade de memória tem como base a fisiologia do cérebro, que é composto de aproximadamente 100 bilhões de neurônios. No entanto, apenas 1 bilhão deles têm uma função no armazenamento de recordações antigas, e são chamados de células piramidais.
Se cada neurônio pudesse armazenar apenas uma “unidade” de memória, o cérebro estaria transbordando de informação. “A quantidade de neurônios existente não é suficiente para todas as informações adquiridas por um indivíduo”, explica Paul Reber, professor de psicologia da Northwestern University, dos Estados Unidos.
Cientistas acreditam que, em vez disso, as lembranças se formam nas conexões entre os neurônios e ao longo da rede neural. Cada neurônio gera extensões semelhantes a linhas de metrô que se cruzam em uma única estação, atravessando cerca de mil outros neurônios.
Acredita-se que é essa arquitetura que torna possível acessar as memórias em toda a teia. Por isso, por exemplo, o conceito de céu azul pode aparecer em inúmeras lembranças discretas de fatos ocorridos em um dia de sol.
Reber chama esse efeito de “armazenamento exponencial”, e por causa dele a capacidade de memória do cérebro “salta à estratosfera”.
“É possível dizer que o cérebro teria muitos petabytes – e um petabyte equivale a 2 mil anos de música em formato MP3”, diz Reber. “Ainda não sabemos exatamente de quantas conexões uma lembrança precisa, nem se podemos comparar sua capacidade com a de um computador. Mas dá para afirmar que o cérebro tem toneladas e toneladas de espaço.”
Treinamento pesado
Certas pessoas conseguem memorizar uma sequência de 30 cartas em 30 segundos
E será que as pessoas dotadas de uma supermemória têm, portanto, cérebros excepcionais?
Não necessariamente. Nelson Dellis, atual campeão do Torneio de Memória dos Estados Unidos, conta que o feito foi resultado de muita prática. “Eu era bem esquecido, mas depois de algumas semanas treinando, me vi fazendo algo que parecia quase impossível. Todos nós temos essa capacidade”, afirma Dellis.
Assim como outros campeões, ele utiliza estratégias já testadas e aprovadas para memorizar itens rapidamente. Um dos truques mais usados é a construção de um “palácio da memória”. A técnica consiste em visualizar um lugar que ele conhece bem, como, por exemplo, a casa onde morou na infância.
Dellis então “traduz” os itens que precisa memorizar em imagens que são colocadas nos móveis e cantos da casa. “Você navega mentalmente por aquele espaço e seleciona aquelas imagens que você deixou ali, ‘traduzindo-as’ novamente para aquilo que você memorizou”, explica.
Pessoas como o chinês Chao, que recitam algarismos em sequência, recorrem a outra tática comum: converter pequenas séries de números em palavras que são unidas por uma história.
O gênio interno
Processamento lento no cérebro provoca um gargalo que impede que nos lembremos de tudo
O sucesso dessas estratégias indica que praticamente qualquer pessoa pode se tornar um ás da memória, bastando apenas muita dedicação. Mas será possível fazer o mesmo sem ter que se esforçar tanto?
É o que está tentando fazer Allen Snyder, diretor do Centro para a Mente da Universidade de Sydney, na Austrália. Segundo ele, todos nós temos um “gênio interno” que pode ser revelado se aplicarmos a técnica correta.
Snyder afirma que a mente humana opera basicamente em um alto nível de pensamento conceitual, em vez de se concentrar em pequenos detalhes. “Estamos cientes do todo, mas não das partes”, explica.
É possível que a evolução tenha ajudado o cérebro a funcionar dessa maneira. Por exemplo, em vez de prestar atenção em cada detalhe do rosto de um leão, a mente nos avisa, em questão de milésimos de segundo, que aquilo é um predador e que precisamos reagir imediatamente.
Ou seja, a maior parte dos dados que nossos sentidos transmitem para o cérebro não é levada ao nível consciente. Já nos gênios, o pensamento conceitual não é tão presente, dando a eles o tempo e o espaço para se “perderem” nos detalhes.
Casos de síndrome da sabedoria adquirida, como o do menino Serrell, levaram Snyder a buscar uma base fisiológica para o fenômeno. E ele acredita que o lóbulo temporal anterior esquerdo, logo acima da orelha esquerda, é a parte mais importante nesse papel – outros pesquisadores notaram sua disfunção em casos de autismo e demência precoce, acompanhados de excepcional talento artístico ou musical.
Mas apesar das ambições de cientistas como Snyder, será preciso esperar até conseguir um atalho para se tornar um gênio. Outros fatores, como a autoconfiança e o nível de alerta da mente, podem influenciar.

O gargalo da memória

O que se sabe com certeza é que a memória humana tem uma limitação intrínseca. Então por que não conseguimos nos lembrar de tudo o que nos chega pelos cinco sentidos – dos detalhes e do todo?
Reber acredita que o cérebro, ao interpretar o mundo que nos cerca, simplesmente não consegue se manter no mesmo ritmo da torrente de estímulos externos a que estamos expostos. “Existe um gargalo vindo dos nossos sentidos para a nossa memória”, afirma.
Fazendo uma analogia com um computador, Reber diz que o limite da memória humana durante uma vida não é o espaço no disco rígido, mas sim a velocidade de download dessas informações. “Elas acontecem mais rapidamente do que nosso sistema de memória é capaz de anotá-las”, conclui.

Menino de 5 anos descobre fóssil de dinossauro brincando com o pai

$
0
0
Credito: BBC
Um menino de 5 anos descobriu um fóssil de dinossauro de 100 milhões de anos enquanto brincava com seu pai.
Ele descobriu o fóssil - que pesquisadores acreditam ser de um nodossauro - atrás de um shopping no Texas em setembro, mas foram necessários meses até que a escavação fosse autorizada.

EUA tentam evitar que Venezuela ofusque reunião histórica com presença de Cuba

$
0
0
Quando Cuba e os Estados Unidos reataram os laços diplomáticos no fim do ano passado, imaginava-se que a sétima Cúpula das Américas - que ocorre a partir desta sexta-feira, no Panamá, e receberá um presidente cubano pela primeira vez - iniciaria um novo capítulo na relação de Washington com a América Latina.
Mas a decisão americana de sancionar sete autoridades venezuelanas no mês passado ressoou mal entre líderes latino-americanos e foi condenada por organismos regionais, e o tema ameaça azedar o clima do encontro histórico na capital panamenha.
A Casa Branca tenta se afastar do tema venezuelano enquanto promove outras discussões na cúpula, como energia e mudanças climáticas. Os assuntos têm apelo especial na América Central e no Caribe, onde vários países tentam aumentar a geração de eletricidade e temem os efeitos da elevação dos oceanos.
Como parte da estratégia, o presidente americano, Barack Obama, antecipou em um dia uma viagem que faria à Jamaica para passar mais tempo com líderes da Comunidade Caribenha (Caricom) que estão reunidos em Kingston, capital jamaicana, e também participarão da cúpula no Panamá. Obama chegou à Jamaica nesta quarta e viaja ao Panamá na sexta. Segundo a Casa Branca, o assunto principal do tema de seu encontro com os caribenhos é energia.
Nas últimas semanas, autoridades americanas tentaram minimizar o impacto das sanções à Venezuela, dizendo que elas só afetam funcionários envolvidos em violações de direitos humanos. Em debate recente em Washington, a secretária assistente do Departamento de Estado americano para o Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, afirmou que o tema havia crescido "desproporcionalmente".
"Nossa meta na Venezuela não é derrubar o governo", disse Jacobson. Mesmo assim, ela classificou de "infeliz" o texto das sanções, que define a Venezuela como uma ameaça à segurança interna americana. Segundo ela, trata-se de uma linguagem padrão, empregada com frequência em ações do governo americano.
A Venezuela pode buscar no encontro respaldo dos vizinhos para uma condenação aos Estados Unidos no texto final do encontro. No entanto, como o documento é elaborado por consenso, Washington provavelmente bloquearia o item, e a cúpula poderia ser encerrada mais uma vez sem um acordo sobre a declaração final.
Anúncios sobre Cuba
É também possível que o presidente Barack Obama aproveite o encontro para anunciar uma data para a reabertura da embaixada americana em Havana ou a remoção de Cuba da lista americana de Estados patrocinadores do terrorismo, gestos que sinalizariam sua intenção de acelerar a reaproximação com a ilha.
Crédito: AFP
Encontro de Obama com Raúl Castro na cúpula pode marcar o anúncio da reabertura da embaixada americana em Havana
Segundo a Casa Branca, o presidente não marcou nenhum encontro com Raúl Castro durante o evento, mas Jacobson disse que eles provavelmente conversarão nos intervalos das sessões.
Será a primeira vez que Cuba enviará seu líder à cúpula e que todos os 35 países americanos estarão representados no evento. Na última reunião do grupo, em 2012, na Colômbia, alguns líderes latino-americanos ameaçaram boicotar o encontro seguinte se Cuba não estivesse presente.
Por pressão dos Estados Unidos, a ilha caribenha está ausente de reuniões interamericanas desde os anos 1960, quando rompeu os laços com Washington em meio à Guerra Fria.
'Fim de um ciclo'
Para o Brasil, o momento mais importante da cúpula também deve ocorrer longe dos microfones. No sábado, a presidente Dilma Rousseff se encontrará com Obama em particular. Segundo o Palácio do Planalto, a reunião deverá definir os detalhes da visita de Dilma a Washington.
A viagem estava originalmente marcada para 2013, mas foi adiada após as revelações de que Dilma havia sido espionada pela Agência Nacional de Segurança americana.
Para Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars, em Washington, os problemas econômicos e políticos no Brasil farão Dilma focar no encontro os interesses imediatos do país, entre os quais melhorar as relações com os Estados Unidos.
Ele diz que o encontro entre Dilma e Obama no sábado "marca o fim de um ciclo" iniciado com o cancelamento da visita.
"Está muito claro para a presidente e para o (Joaquim) Levy (ministro da Fazenda) que adotar uma postura mais amistosa com os Estados Unidos ajudará a restaurar a credibilidade da política econômica e fará o Brasil voltar a ser visto como um país atraente a investimentos", ele diz.
Mas o Brasil não deverá ficar alheio aos outros grandes temas que permearão a cúpula, como a crise na Venezuela.
O Palácio do Planalto afirmou que, nesta quarta-feira, Dilma conversou pelo telefone com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Em nota, o governo diz que Dilma "ouviu do presidente Maduro a disposição de promover uma redução das tensões com os Estados Unidos".
Crédito: EPA
Segundo Dilma, Nicolás Maduro estaria 'disposto a promover uma redução de tensões com os EUA'
"A presidenta saudou a iniciativa de Maduro e colocou-se à disposição para contribuir nessa direção."
Segundo a nota, também nesta quarta, Dilma conversou com o vice-presidente americano, Joe Biden, quando os dois confirmaram o encontro entre a presidente e Obama no sábado.
De acordo com Roberta Jacobson, secretária assistente do Departamento de Estado americano para o Hemisfério Ocidental, um dos temas sobre os quais as delegações americana e brasileira deverão tratar no evento são as negociações para a próxima cúpula climática da ONU (COP), em Paris, em dezembro.
Segundo ela, embora os dois países não estejam "na mesma página" sobre o assunto, o Brasil será crucial para a costura de um acordo global sobre a redução de emissões de gases.

Fonte: BBC

Passarela 'mais perigosa do mundo' reabre após reforma milionária

$
0
0
Depois de 25 anos fechada para visitas, a passarela tida como a "mais perigosa do mundo" foi reaberta no interior da província de Málaga, na Espanha.
Camino del Rey | Foto: Getty
Para reativar o antigo trajeto, conhecido como Caminito del Rey, e transformá-lo em atração turística, a administração local gastou 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões) em uma reforma ambiciosa, que construiu uma nova ponte reforçada sobre a antiga.
O Caminito del Rey foi construído no início do século 20 com o objetivo de criar um caminho entre as quedas d'água das represas de El Chorro e El Gaitanejo, de forma a facilitar o trabalho dos operários da hidrelétrica local.
Parte do percurso de mais de 7 km é feito sobre estreitas passarelas que ficam a 100 metros de altura sobre o rio Guadalhorce, no Desfiladeiro dos Gaitanes.
Desde sua criação, o local ficou famoso – especialmente entre amantes de esportes radicais – pelo trajeto arriscado e pelas mortes que aconteceram ali.
Segundo o jornal El País, a abertura do caminho pretende pôr fim a anos de visitas clandestinas, que causaram em acidentes fatais em 1999 e 2000, mesmo depois de o local ter sido fechado e de suas vias de acesso terem sido propositalmente destruídas.
Camino del Rey | Foto: Getty
Ingressos para o percurso sobre o cânion em Málaga se esgotaram antes mesmo da reabertura do local ao público
A reforma foi custeada pela Assembleia Legislativa de Málaga, em colaboração com o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Cerca de 2,2 milhões de euros foram destinados a criar passarelas reforçadas e o restante do valor foi usado para melhorar o acesso aos turistas.
Segundo a imprensa local, desde sua reabertura, em 28 de março, o Caminito Del Rey já recebeu mais de 9 mil visitantes. Antes mesmo do início das visitas, os ingressos para abril e maio já estavam esgotados.
A administração de Málaga será responsável pelo local durante os próximos seis meses, em que as visitas serão gratuitas.
No entanto, as autoridades ainda não decidiram qual será o modelo de administração da atração turística após esse período.

Trabalhadores alpinistas

Camino del Rey | Foto: Getty
Reforma realizada por alpinistas construiu novas passarelas reforçadas sobre caminho antigo
O Camino del Rey foi aberto ao público após um ano de trabalho e três tentativas de restauro, que seguiram "quase o mesmo sistema empregado em sua construção inicial, há mais de 100 anos", disse o diretor da obra, Luis Machuca, ao jornal El País.
"Muitas vezes a tendência dos arquitetos é competir com o entorno, mas nesse caso o projeto teve que se adaptar ao lugar", afirmou.
O projeto foi modificado duas vezes para reduzir seu impacto no entorno e por conta de entraves administrativos. O caminho original, bastante deteriorado, está preservado abaixo do novo.
As novas passarelas são feitas de madeira e protegidas por redes de aço inoxidável. Em trechos mais perigosos, o chão também é feito de uma grade de aço, que impede sua deformação pelo vento e permite ver o fundo do desfiladeiro. Um mirante com o chão de vidro também convida os mais corajosos.
Camino del Rey | Foto: Getty
Percurso suspenso foi criado no início do século 20 para facilitar trabalho de funcionários de hidrelétrica local
Concluir o projeto em um local tão perigoso só foi possível com uma operação especial. Os trabalhadores responsáveis pela construção são alpinistas e o mestre de obras é um espeleologista (especialista em cavernas). Além disso, a entrega e retirada de materiais foi feita com um helicóptero.
Apesar da procura, o local só deve receber cerca de 600 pessoas por dia, que serão obrigadas a usar capacetes. Crianças menores de 10 anos também não poderão entrar, por razões de segurança.
De acordo com Machuca, a restauração melhorou o acesso e ajudou a reduzir os riscos, mas "os visitantes devem saber que fazer este percurso ainda traz um pequeno risco". No dia 7 de abril, o local foi fechado por precaução devido aos fortes ventos que sopraram no desfiladeiro.
Foto: Getty

Fonte: BBC

Uefa ordena que jogo seja reiniciado por erro de arbitragem pela 1ª vez na história

$
0
0

Juíza errou ao invalidar gol por invasão à área em cobrança de pênalti. Jogo entre Inglaterra e Noruega será reiniciado no último minuto

Vídeo disponibilizado pela Federação Inglesa de futebol mostra o erro grave cometido pela árbitra Marija Kurtes
A Uefa tomou uma decisão inédita nesta quinta-feira. Pela primeira vez na história, a entidade decidiu reiniciar uma partida por causa de um erro de arbitragem. O duelo em questão foi vencido por 2 a 1 pela Noruega diante da Inglaterra, pelas Eliminatórias da Eurocopa Feminina Sub-19, no último sábado, em Belfast, na Irlanda do Norte.
Nos acréscimos do segundo tempo, a árbitra alemã Marija Kurtes cometeu um erro crasso, logo após marcar um pênalti para a Inglaterra. Leah Williamson bateu e fez o gol, mas Kurtes viu invasão de área de uma atleta inglesa. Ao invés de mandar repetir a cobrança, como manda a regra, deu tiro livre para a Noruega, que segurou o resultado nos últimos segundos.
A Associação de Futebol da Inglaterra (FA) protestou e, depois de avaliar a situação, a Uefa julgou que a partida deveria ser reiniciada nesta quinta-feira, com outra árbitra. Como faltavam apenas 16 segundos para o fim da partida, é provável que haja apenas a cobrança de um novo pênalti, antes do encerramento da partida. Apesar disso, todas as 22 atletas que estavam em campo devem retornar, devidamente uniformizadas. De acordo com a Uefa, a Inglaterra poderá trocar de batedora.
O regulamento da entidade prevê que os protestos sejam aceitos em caso de "uma violação óbvia da regra que tenha ocasionado uma influência decisiva no resultado final da partida". Como o duelo é válido pela fase de classificação, não haverá prorrogação caso a Inglaterra empate por 2 a 2. O resultado do embate pode definir quem avança à Eurocopa Sub-19.


Os alimentos que mais causam alergia

$
0
0

Leite de vaca, ovo, trigo, frutos do mar e amendoim são algumas das comidas que mais desencadeiam reações alérgicas

Alimentos
A alergia alimentar é uma reação anormal do nosso organismo a alguma proteína presente na comida. O problema ocorre quando o corpo identifica como uma ameaça substâncias que, na verdade, não causam doenças, iniciando uma resposta imune para combatê-las. Segundo uma revisão de estudos publicada em 2008 no periódico Current Opinion in Pediatrics, leite de vaca, soja, amendoim, ovo, castanhas, trigo, peixes e frutos do mar são os alimentos responsáveis por 90% das alergias.
Em contato com o agente agressor, o organismo cria um processo inflamatório que produz quantidades excessivas de anticorpos do tipo IgE. As reações mais comuns desencadeadas pelos anticorpos acontecem na pele e se manifestam como coceiras, urticária (manchas vermelhas na pele) e angioedema (inchaço das partes moles). Também podem aparecer sintomas gastrointestinais, como vômito, dor abdominal e diarreia ou sintomas respiratórios, caracterizados por coceira no nariz, espirro, tosse, falta de ar e chiado no peito.
Ariana Yang, diretora da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) explica que quando há manifestação clínica de reação alérgica em dois sistemas simultaneamente, por exemplo, urticária e vômito, isso é considerada uma reação grave ou anafilática e exige uma ida ao hospital ou a aplicação de adrenalina. "Os sintomas respiratórios também são um alerta para uma reação alérgica grave, pois não são comuns em alergias alimentares, e demandam uma ação imediata".
"As alergias alimentares da infância tendem a desaparecer conforme a criança cresce. Já aquelas que aparecem na fase adulta tendem a ser mais graves e irreversíveis", afirma o nutrólogo Celso Cukier, presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição.
De acordo com Cukier, o único modo de saber se uma pessoa é alérgica a um alimento é observar os sintomas que manifestados quando a comida é ingerida. Exames sanguíneos que apontam alimentos aos quais uma pessoa pode ter sensibilidade são dispensáveis, pois não indicam que, necessariamente, o indivíduo desenvolverá uma alergia. "Nosso corpo tem mecanismos de defesa, principalmente no trato gastrintestinal, que impedem a penetração do agente alérgeno", diz.
A melhor forma de tratar uma alergia alimentar é, uma vez constatado o quadro alérgico, não voltar a ingerir o alimento e seus derivados. Em caso de reação simples, como manifestações cutâneas, o alérgico pode tomar um anti-histamínico, popularmente conhecido como antialérgico. Se a reação for grave - anafilática, manifestações clínicas do sistema respiratório, cardiovascular (tontura e desmaio) ou fechamento da glote - o paciente deve ser imediatamente levado ao hospital.
Mudança de hábitos - De acordo com José Carlos Perini, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, nos últimos quatro anos houve uma mudança no perfil da prevalência das alergias alimentares no Brasil. Aumentaram os casos de pessoas alérgicas a aditivos alimentares (compostos presentes em alimentos industrializados), amendoim, milho, gergelim e frutas tropicais (banana, mamão, kiwi), que não eram muito comuns no país. "Ainda não existem motivos comprovados que expliquem essa mudanças, mas supõe-se que se deva a mudanças nos hábitos alimentares, dietas repetitivas ou muito restritivas, menor contato com a natureza e maior ingestão de alimentos industrializados".

Leite

Leite
A alergia à caseína, proteína do leite, é mais comum em crianças e, nestes casos, tende a desaparecer com o passar dos anos. Quem tem alergia ao leite de vaca também terá reação a seus derivados, como iogurte, queijo ou a qualquer produto que leve este item em sua composição, como o chocolate. Ariana Yang, diretora da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, ressalta que a falta do leite pode causar um déficit nutricional de cálcio, podendo afetar ossos e dentes. Por isso, os alérgicos a leite precisam ingerir outros alimentos ricos em cálcio como tofu e brócolis, além de tomar suplementos do mineral. José Carlos Perini, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, lembra que é importante não confundir a alergia ao leite (à proteína caseína) com a intolerância à lactose, o açúcar do leite. “Intolerância é um fenômeno metabólico, no qual o corpo não digere determinados alimentos e que acompanhará a pessoa por toda sua vida. Pessoas intolerantes à lactose não possuem a lactase, enzima que digere a lactose”, explica. Os sintomas da intolerância à lactose são: distensão abdominal, gases, cólicas, vômito e diarreia. Para evitar que uma reação ocorra basta que a pessoa não consuma alimentos com essa substância.

Ovo

Ovo
A alergia ao ovo é o segundo tipo mais comum. O problema deste alimento são duas proteínas: a ovalbumina e a ovomucoide, presentes na clara. Ariana ressalta que o alérgico não pode ingerir nenhuma parte do ovo, já que no alimento há um contato direto entre a gema e clara. Também é importante estar atento ao rótulo e à composição dos alimentos, pois a albumina é frequentemente usada isoladamente em marshmallows, comidas congeladas e outras misturas para alimentos.

Frutos do mar, crustáceos e moluscos

Frutos do mar, crustáceos e moluscos
Estes alimentos são a principal causa de alergia alimentar em adultos. Isso acontece porque estes alimentos contêm muitas proteínas diferentes que podem desencadear as reações do organismo. No entanto, acredita-se que a principal responsável pelas reações alérgicas a crustáceos e frutos do mar é a tropomiosina. No Brasil, esse tipo de alergia é comum em regiões litorâneas, pois são itens da dieta de quem mora nesses lugares. De acordo com Ariana, o camarão é a principal causa de reação alérgica grave (anafilática) no Brasil. As pessoas que têm alergia confirmada a algum destes alimentos, como camarão, precisam tomar cuidado ao ingerir outros crustáceos (caranguejo, lagosta) e moluscos (ostra, polvo, mexilhão), pois há uma grande probabilidade de ser alérgica também a eles, devido à presença da mesma proteína em todos esses animais.

Amendoim

Amendoim
O amendoim é um alimento rico em proteína — a cada 100 gramas de amendoim, 27 gramas são de proteína. Por esse motivo, causa muitas alergias. Estudos apontam que a cupina e a conglutinina são as principais proteínas do amendoim responsáveis pelasreações alérgicas. A alergia ao amendoim é a mais incidente nos Estados Unidos, principalmente em crianças, pois este alimento está muito presente na dieta dos americanos. No entanto, nos últimos três anos, sua prevalência tem aumentado também no Brasil. Perini atribui este fato à mudança nos hábitos alimentares da população, que tem ingerido maiores quantidades dessa oleaginosa. Um estudo divulgado neste ano no periódico 'New England Journal of Medicine' afirma que, ao contrário do que se acredita, se você quer que seu filho não desenvolva alergia a amendoim, é preciso começar a dar o alimento a ele a partir dos onze meses de idade. Crianças que comem amendoim com frequência são as que menos desenvolvem alergia. Ser alérgico ao amendoim não significa ser alérgico a outras oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas. Entretanto, por também possuírem altas quantidades de proteínas, estes frutos precisam ser consumidos com atenção, principalmente por quem tem predisposição a ter reações alérgicas a algum desses alimentos.

Trigo

Trigo
Ao contrário do que se acredita, a alergia ao trigo não está relacionada ao glúten. O sistema imunológico dos alérgicos ao trigo identifica a proteína gliadina como o componente que poderia prejudicá-lo e passa a enviar anticorpos para combatê-la. Por isso, é preciso estar atento ao rótulo e aos ingredientes dos alimentos, pois pães, bolos, cereais, macarrão, farinha, entre outros contêm o grão. Quem é alérgico ao trigo não apresentará, necessariamente, reação à cevada, à aveia ou ao centeio. São os celíacos, que apresentam intolerância ao glúten, uma proteína de difícil digestão presente nesses alimentos, que não podem ingeri-los.

Programa Mais Médicos de 2015 não deve ter estrangeiros

$
0
0
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, divulgou na quinta-feira, 9, o balanço das três primeiras chamadas do programa Mais Médicos em 2015. Segundo o levantamento, 92% das vagas ofertadas foram preenchidas por médicos brasileiros formados no País. Chioro anunciou ainda que 286 vagas que restaram para 197 municípios estarão disponíveis a partir desta sexta-feira, 10, para médicos brasileiros formados no exterior.
As inscrições ficarão abertas até o dia 20. A escolha dos municípios de atuação será realizada nos dias 29 e 30.
"A expectativa é de que essas 286 vagas restantes serão preenchidas por médicos brasileiros formados no exterior. É muito provável que não precisaremos, nesta etapa, de médicos estrangeiros", disse o ministro.
O Ministério da Saúde ainda encomendou uma pesquisa à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo ela, a maior parte dos participantes é formada por mulheres e jovens. São 54% de médicos do sexo feminino, e 55% dos profissionais estão na faixa entre os 26 e os 30 anos. A região que ganhou mais profissionais foi a Nordeste, onde foram oferecidas 1.799 vagas e 1.726 foram ocupadas.
Satisfação
Ainda segundo a pesquisa, 90% dos profissionais que atuam no Mais Médicos indicam o programa para os colegas. Outro dado apresentado é que 93% dos profissionais estão satisfeitos com sua participação no programa e 100% afirmaram que foram "bem" ou "muito bem" recebidos pela comunidade. "Nós estamos dando um passo significativo para dar a toda a população brasileira o acesso à atenção básica de saúde", disse Chioro.
Com informações do Estadão Conteúdo.

Após chamar Brasil de "terra ignorante" e detonar conterrâneos, Ed Motta vira meme nas redes sociais

$
0
0
<p>Ed Motta anda meio revoltado da vida. Após criticar Ivete Sangalo e Criolo, o cantor detonou os brasileiros em seu perfil no Facebook e chamou o País de "Terra ignorante".</p><p>Ao divulgar sua lista de shows no exterior, o músico pediu para que os conterrâneos que fossem às apresentações não lhe pedissem para falar português e nem para cantar "Manuel" - um dos maiores hits de sua carreira.</p><p>O artista usou um discurso bem agressivo para fazer as exigências. "Não tem músicas em português no repertório, eu não falo em português no show. Preciso me comunicar de forma que todos compreendam, o inglês é a língua universal. Então, pelo amor de Deus, não venha com um grupo de 'brasuca' berrando 'Manuel' porque não tem, e muito menos gritar 'fala português, Ed'. O mundo inteiro fala inglês, não é possível que o imigrante brasileiro não saiba um básico de inglês", escreveu.</p><p>O cantor disse ainda que seu público no exterior é muito mais culto e alfinetou os cantores de pagode e axé, ritmos que movimentam boa parte da indústria musical por aqui.</p><p>"Verdade seja dita, que meu público brasileiro de verdade na Europa é um pessoal mais culto, informado, essas pessoas nunca gritaram nada. O negócio é que vai uma turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil, público de sertanejo, axé e pagode que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa gritar nome de time."</p><p>Motta encerrou o desabafo solicitando que os brasileiros não comprem ingressos para seus shows na Europa. "Não gaste seu dinheiro, e nem a paciência alheia, atrapalhando um trabalho que é realizado com seriedade cirúrgica. Esse não é um show para matar a saudade do Brasil, esse é um show internacional." </p><p>Os internautas não gostaram das palavras usadas pelo cantor e revidaram com montagens na internet debochando do talento, do sucesso e das críticas feitar pelo músico.</p><p>Confira os memes que bombaram nas redes sociais!</p>

CANTOR VIROU ALVO DE ZOMBARIA NA WEB

Ed Motta anda meio revoltado da vida. Após criticar Ivete Sangalo e Criolo, o cantor detonou os brasileiros em seu perfil no Facebook e chamou o País de "Terra ignorante".
Ao divulgar sua lista de shows no exterior, o músico pediu para que os conterrâneos que fossem às apresentações não lhe pedissem para falar português e nem para cantar "Manuel" - um dos maiores hits de sua carreira.
O artista usou um discurso bem agressivo para fazer as exigências. "Não tem músicas em português no repertório, eu não falo em português no show. Preciso me comunicar de forma que todos compreendam, o inglês é a língua universal. Então, pelo amor de Deus, não venha com um grupo de 'brasuca' berrando 'Manuel' porque não tem, e muito menos gritar 'fala português, Ed'. O mundo inteiro fala inglês, não é possível que o imigrante brasileiro não saiba um básico de inglês", escreveu.
O cantor disse ainda que seu público no exterior é muito mais culto e alfinetou os cantores de pagode e axé, ritmos que movimentam boa parte da indústria musical por aqui.
"Verdade seja dita, que meu público brasileiro de verdade na Europa é um pessoal mais culto, informado, essas pessoas nunca gritaram nada. O negócio é que vai uma turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil, público de sertanejo, axé e pagode que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa gritar nome de time."
Motta encerrou o desabafo solicitando que os brasileiros não comprem ingressos para seus shows na Europa. "Não gaste seu dinheiro, e nem a paciência alheia, atrapalhando um trabalho que é realizado com seriedade cirúrgica. Esse não é um show para matar a saudade do Brasil, esse é um show internacional."
Os internautas não gostaram das palavras usadas pelo cantor e revidaram com montagens na internet debochando do talento, do sucesso e das críticas feitar pelo músico.
Confira os memes que bombaram nas redes sociais!
<p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p>
<p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p>
<p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p>
<p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p><p>Músico chamou povo brasileiro de ignorante, alfinetou pagodeiros e cantores baianos, avisou que não irá cantar maior hit de sua carreira em show no exterior e pediu que brasileiros evitem comprar ingressos para suas apresentações na Europa</p>

A verdade sobre o sexo depois do casamento

$
0
0

CIÊNCIA EXPLICA O SEXO ENTRE CASADOS

The truth about married sex
Se o amor não for o suficiente para fazer você entrar na igreja ao som da marcha nupcial, alguns dados científicos sobre sexo e casamento talvez o animem 


01
Segundo pesquisas do Centro de Apoio à Saúde Sexual da Universidade de Indiana, estão indo às vias de fato mais que as solteiras!Estatísticas mostram que 61% dos solteiros não fizeram ‘aquilo’ no ano passado, comparado com apenas 18% dos casados


Os casais com uma vida sexual ativa registraram maior nível de satisfação geral. Uma pesquisa mostrou que casais com uma vida sexual irregular têm satisfação menor com o relacionamento 


02
Segundo o relatório “Sexuality in Marriage, Dating, and Other Relationships: A Decade Review,” publicado no Journal of Marriage and Family, parceiros casados declararam níveis mais elevados de satisfação sexual. Os que namoram ou moram juntos não chegam aos mesmos níveis de satisfação


04
Segundo um artigo publicado em 'Archives of Sexual Behavior', esposas que têm menos sexo do que gostariam brigam mais e se comunicam de forma menos positiva


05
O amor não é suficiente para estimular quem é casado. Segundo uma pesquisa realizada pela iVillage, 59% das mulheres e 50% dos homens declararam que o amor por seus companheiros não era o suficiente para deixar excitado


06
A mesma pesquisa descobriu que o sexo se torna mais previsível depois do casamento. No entanto, para 80% dos homens e 60% das mulheres isto não era necessariamente algo ruim


07
O sexo entre casados e casais amasiados foi responsável por um declínio no nível de stress entre homens e mulheres. Assim, agora você sabe, na próxima vez que estiver muito estressado esqueça as massagens, vá para a cama com seu par


08
Outro estudo mostrou que casais há muito tempo junto tomaram a iniciativa pelo companheiro e não por si


09
Uma pesquisa do iVillage afirma que 52% das mulheres casadas e 49% dos homens casados afirmou que o sexo era melhor antes de ter filhos. E por outro lado, uma pequena  percentagem dos homens (22%) e mulheres (8%) declararam que o sexo se tornou mais satisfatório depois de terem filhos 


11
Segundo um artigo do Archives of Sexual Behavior, um número surpreendente de casais que passaram dos 50 anos de casamento estão fazendo mais sexo! 


10
Casais amadurecidos nos EUA atribuíram as frequentes e satisfatórias relações sexuais a um melhor casamento e a uma vida mais feliz, em geral 

Arrancar cabelos pode fazer mais fios crescerem, sugere pesquisa

$
0
0

Ainda não se sabe se pesquisa vai levar à cura da calvície
Arrancar os cabelos de uma forma específica pode fazer com que mais fios cresçam no lugar, de acordo com um estudo feito nos Estados Unidos.
Os pesquisadores fizeram experiências retirando cabelos de áreas com configurações de densidade distintas. Com isso, eles induziam o organismo a reconhecer lesões com gravidades diferentes e, consequentemente, responder de forma diferenciada sobre o tamanho do cabelo que deveria crescer de novo.
A equipe conseguiu provocar o crescimento de 1.300 fios de cabelos arrancando 200. O estudo utilizou camundongos e foi publicado na revista Cell.
Especialistas disseram que era "ciência muito boa", mas não estão seguros sobre a possibilidade de o estudo levar a uma cura para a calvície.
Leia mais: Remédio para medula reverte tipo grave de calvície
Metade dos homens tem calvície masculina aos 50 anos.
A equipe da University of Southern California estava investigando como folículos pilosos (que geram os fios) se comunicam para decidir quantos fios serão regenerados.

Inflamação

Numa série de experiências, eles removeram 200 folículos pilosos de uma área circular da pele dos ratos.
Quando a remoção foi feita com baixa densidade - removendo folículos em uma área de 6 milímetros de diâmetro - não houve nenhuma regeneração.
Mas a remoção em média densidade, com 200 folículos retirados de um círculo de 5 mm, fez com que nascessem 1.300 novos fios.
Quando a experiência foi feita em densidade mais elevada, com o mesmo número de folículos removidos de um círculo de diâmetro de 4 mm, surgiram 780 novos fios.
Leia mais: Baixinhos têm risco maior de doenças cardíacas, diz estudo
Puxar todos os folículos de cabelo fez com que todos voltassem a crescer, mas não surgiu nenhum fio extra.
Os pesquisadores mostraram que o nível de inflamação na pele foi ajustado de acordo com a amplitude dos danos.
E por meio de uma série de sinais químicos e respostas imunes, isso controlou a quantidade de fios que seria regenerada.
A equipe diz que é como se cada cabelo pudesse votar sobre o que acontece após alguns fios serem retirados. Eles chamam o conceito de "quorum sensing".
"O trabalho leva a potenciais novos alvos para o tratamento da alopecia, uma forma de perda de cabelo", disse o pesquisador-chefe Cheng-Ming Chuong.

Calvície?

"É realmente um bom trabalho de ciência. A ideia de 'quorum sensing'é inteligente", disse Chris Mason, professor de medicina regenerativa do University College London.
Mas não se sabe se o método pode ajudar a curar a calvície humana.
"Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Eu não tenho certeza. Do jeito que está, você tem que ter um pouco de cabelo para arrancar...", diz Mason.
"Um monte de experimentos produziram cabelo, mas muito fino, cabelo de bebê, ou leve demais. Mas aqui, pode-se inferir que são pelos adultos, é uma mudança radical.
"Daria para direcionar a pesquisa rumo a um creme ou uma injeção? Isso seria possível."
Viewing all 312 articles
Browse latest View live




Latest Images